Ir para o conteúdo
  • QUEM SOMOS
    • CORISCO
    • LIDERANÇA E EQUIPE
    • PESQUISA E AÇÃO
  • MANIFESTO
  • EVENTOS
    • ENCONTRO NACIONAL 2026
  • ACONTECE
  • CONTATO
Menu
  • QUEM SOMOS
    • CORISCO
    • LIDERANÇA E EQUIPE
    • PESQUISA E AÇÃO
  • MANIFESTO
  • EVENTOS
    • ENCONTRO NACIONAL 2026
  • ACONTECE
  • CONTATO

ACONTECE

Acompanhe nossas atividades e publicações

Tornamos pública e coletiva a Carta-Manifesto que Tornamos pública e coletiva a Carta-Manifesto que sintetiza discussões e proposições no Il Encontro Nacional Somos Corisco 2026: Curar a terra é escutar os mundos que ela abriga! 🌿🤝🏾

O Il Encontro Nacional Somos Corisco 2026 propõe ampliar um experimento metodológico e ontológico que vem formulando, que concebe a pesquisa como prática transformadora, enraizada no presente, mas orientada por rastros ancestrais e pela construção de futuros possíveis. Esse movimento espiralar que recupera o passado e o porvir como potências para o agora sustenta a ação coletiva do grupo e inspira seus modos de fazer ciência.

A partir das discussões nas Teias de Saberes: Terra, Agua, Ar e Fogo, trazemos as proposições detalhadas na publicação, para implementação no novo começo que se abre para nós com a experiências destes três dias de evento (28, 29 e 30 de abril).

Expressamos nosso pleno compromisso com as propostas apresentadas e em seguir cultivando alianças, palavras germinantes, ações de ensino, pesquisa e extensão em aliança respeitosa com os povos, comunidades e territórios!

#somoscorisco #IIEncontroSomosCorisco #ufmg
É com imensa alegria que eu. Rodrigo Wallace, conv É com imensa alegria que eu. Rodrigo Wallace, convido a todas e todos para prestigiarem a defesa da minha tese de doutorado no PPGCOM UFMG, orientada pela professora Luciana de Oliveira.. A tese, intitulada “ESCAVACAR A HISTÓRIA OFICIAL: arquivo intermundos e memórias contracoloniais na Amazônia Maranhense”, é mais um experimento do Corisco, ou seja, uma pesquisa em aliança, colaboração e afeto com o povo Guajajara da Terra Indígena Caru, na Amazônia Maranhense. Confira abaixo, o resumoj da tese:

Esta tese tem como objetivo criar um encontro entre pessoas indígenas - jovens, lideranças, anciãos e anciãs - do povo Guajajara, habitantes da Aldeia Maçaranduba, da Terra Indígena Caru, na Amazônia Maranhense, com imagens do e sobre o povo, arquivadas em instituições oficiais do Estado brasileiro, indigenistas ou não. A partir do encontro, buscou-se escutar a elaboração/ativação de memórias que permitiram ler o arquivo de forma territorializada, oralizada e guajajarizada, constituindo o que chamamos de um arquivo intermundos, com a confluência entre pesquisador e pessoas Guajajara bem como sua comunidade alargada de existências: a floresta, os rios, a terra, a roça, os animais, os seres espirituais e outros/as. Partindo do suposto de que o arquivo e os critérios de arquivabilidade são tecnologias de colonização, a história oficial foi “escavacada” (Cícera Guajajara, 2026) para ceder lugar a uma prática descolonizadora, guiando-se por diálogos interespistêmicos com os conhecimentos do povo Guajajara para: a leitura e montagem das imagens, os processos de elaboração individual e coletiva, a subversão historiográfica e a constituição de uma história autodefinida, a abertura metodológica e a devolução das imagens. 

PALAVRAS-CHAVE: Guajajara; Terra Indígena Caru; Amazônia Maranhense; Memória; Arquivo Intermundos

A banca será composta, além da professora Luciana de Oliveira, pela professora Maria Aparecida Moura (UFMG) e pelos professores André Brasil (UFMG), André Demarchi (UFT) e José Ribamar Bessa Freire (Unirio).

Será uma grande alegria contar com a presença de todas e todos.
✨ As memórias do II Encontro Somos Corisco agora t ✨ As memórias do II Encontro Somos Corisco agora também vivem em imagens!

As fotos do nosso encontro já estão disponíveis e podem ser acessadas através do link na bio. Cada registro carrega um pouco da potência, dos afetos e das trocas que fizeram desses dias algo tão especial. 💛

Todos os registros foram realizados por integrantes do grupo de pesquisa Corisco, que compuseram a equipe de comunicação do evento e se dedicaram com sensibilidade e cuidado para captar cada detalhe desse encontro tão significativo.

Ao compartilhar, pedimos com carinho que você mencione quem realizou o registro. Valorizar o trabalho de quem está por trás das lentes também é fortalecer nossa rede e reconhecer esses talentos! 📸✨

@priscila.smiths 
@experimentafotografia 
@dani.drumond 
@tercio.assun 
@pablinesanta 

Seguimos em conexão, criando laços e já desenhando, com afeto, o nosso reencontro no III Somos Corisco! 🌿

#SomosCorisco #fotoscorsico #UFMG #Corisco
Certificados disponíveis! 🍂 O II Encontro Nacion Certificados disponíveis! 🍂 

O II Encontro Nacional Somos Corisco: Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga se encerrou, mas seguimos juntes acreditando num mundo justo e que a construção do conhecimento é coletiva por meio da partilha entre saberes tradicionais, acadêmicos e dos territórios. Gratidão imensa a cada pessoa que esteve presente — presencialmente ou acompanhando as transmissões — nesses três dias de escuta, troca e construção coletiva. 🤝🏾

📃 Os certificados de participação, moderação, mediação e organização foram enviados por e-mail, via plataforma Even3. Fiquem de olho na caixa de entrada e, se puderem, deem uma espiadinha na pasta de spam. 

Se você não informou seu e-mail, pedimos que confira a pasta disponível em nossa bio com os certificados daquelas pessoas que não informaram e-mail ou não conseguimos identificar. Não encontrou ou não recebeu seu certificado? Entre em contato conosco para que possamos fazer o envio! 💌

Qualquer dúvida ou caso identifique algum erro em seu certificado não deixem de entrar em contato conosco via e-mail coriscoufmg@gmail.com! 

🚨ATENÇÃO! Após o dia 30 de julho, a plataforma dos certificados cobrará uma taxa para baixar os certificados, então fique atente e já faça o download assim que receber! 

#SomosCorisco #Certificados #UFMG #SaberesTradicionais
O que aconteceu no II Encontro Nacional Somos Cori O que aconteceu no II Encontro Nacional Somos Corisco foi um gesto de experienci(ação) política e acadêmica de comunicação intermundos! ✊🏿⚡️

Entre cantos, corpos, territórios, escutas e encontros, o 2º Somos Corisco reafirmou a urgência de construir uma universidade atravessada pela pluralidade dos saberes, pela memória ancestral e pelas lutas coletivas em defesa da vida.

Realizado na UFMG, nosso encontro ocupou diferentes espaços, transformando a universidade em território vivo de escuta, partilha e construção coletiva. O encontro marcou os 10 anos do Corisco e na ocasião reuniu lideranças indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, artistas, estudantes e movimentos sociais em torno do tema “Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga”.

Durante os dias de partilha, vivenciamos mesas, performances, rodas de conversa, ritualísticas, apresentações artísticas e diálogos interepistêmicos que tensionaram as fronteiras entre universidade e território, ciência e ancestralidade, pesquisa e compromisso ético com os povos e comunidades.

Mais do que um evento acadêmico, o Somos Corisco constituiu-se como espaço de re-existência, onde o conhecimento foi vivido como prática coletiva, afetiva e política. As discussões sobre justiça epistêmica, sustentabilidade, comunicação intermundos e reparação histórica evidenciaram que não há futuro possível sem escuta radical dos territórios, das florestas, dos encantados e das comunidades que historicamente sustentam outras formas de existir e produzir conhecimento.

O encontro também fortaleceu alianças contracoloniais e reafirmou o papel da universidade pública como espaço de transformação social, capaz de reconhecer que os saberes ancestrais não ocupam margens do conhecimento, mas constituem tecnologias de vida, resistência e continuidade. Em cada fala, canto, gesto e presença, o Corisco nos lembrou que pesquisar também é criar vínculos, assumir responsabilidades e caminhar coletivamente na construção de mundos mais justos e plurais.
⚡️🌿 Curar a Terra e escutar os mundos que ela abri ⚡️🌿 Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga

O II Encontro Nacional Somos Corisco chegou ao fim, mas os fios que tecemos aqui seguem vivos, vibrando em cada território, cada aldeia, cada terreiro, cada quilombo, cada universidade que se abriu para essa confluência.

Três dias de ritualística, escuta, partilha, saberes, afetos e muito trabalho coletivo. Não é possível nomear a imensidão de todes que estiveram presentes em corpo, em espírito e em coração.

Gratidão às lideranças, pesquisadoras, mestras e mestres que vieram de longe para nos brindar com seus saberes e suas lutas: Elionice Conceição Sacramento (Quilombo Conceição/BA), Eliel Benites Guarani-Kaiowa (Aldeia Tey Kuê/MS – FAIND/UFGD), Joziléia Kaingang (ANMIGA/UFSC), Chirley Pankará (ANMIGA/USP), Adriana Tolentino Sousa (Fundação Carlos Chagas), Lucilene Kalunga (Quilombo Kalunga-GO), Paulo Nazareth (artista), Rainha Belinha (Reino Treze de Maio), Makota Celinha (Cenarab), Danila e Marcão (Centro Espírita Pai Manoel de Aruanda), Anália Tuxá (Aldeia Setsor Bragagá), Guilherme Pankararu (TI Pankararu, graduando em Odontologia-UFMG), Gil Amâncio (EBA/UFMG), Alexandra Assis (Grupo Auê/IGC e Rede Horizontes Agroecológicos), Crisângela Ellen de Souza (Grupo Auê/IGC, Rainha no Congado), Dona Marli Borun-Kren, ⁠Aline de Oliveira Verissimo, Carla Dias e José Geraldo (pessoas atingidas pela mineração na região de Ouro Preto), Ellen Barros (Instituto Guaicuy) e a todes os grupos de pesquisa e coletivos que compuseram o Fórum Ampliado.

Gratidão especial à Dra. Capitã Pedrina de Lourdes Santos e à Profa. Dra. Luciana de Oliveira, nossas colíderes, que sustentam e animam este encontro com força, visão e amor.

Gratidão ao Grupo Auê/IGC pela pesquisa-luta em torno da comida saudável e soberania alimentar.

E a todo o show de Johnny Herno e a Berimlata 🎶 que fez a terra vibrar na Estação Ecológica.
Encerramos hoje o II Encontro Nacional Somos Coris Encerramos hoje o II Encontro Nacional Somos Corisco: “Curar a Terra é escutar os mundos que ela abriga”! ✊🏿⚡️

Nos alegra imensamente que os 10 anos do Coletivo de Pesquisa e Ação em Contextos de Risco - Corisco tenham sido marcados e celebrados pelas bonitezas vividas ao longo do encontro! 

Foram três dias de escutas, diálogos e construções coletivas, com alianças formadas e enraizadas entre lideranças afro-indígenas de diferentes territórios, povos e comunidades tradicionais, em diálogo com pesquisadoras/pesquisadores, docentes, estudantes e pessoas dos movimentos sociais. Presenças comprometidas em sustentar uma gira entre territórios, universidade, ancestralidade, ciência, escuta e ação!

Diante de um cenário em que múltiplas formas de vida seguem sob ameaças, o evento reforçou a necessidade de fortalecer esses vínculos. Curar a terra passa por reconhecer a pluralidade de modos de existir e de produzir conhecimento dentro e fora das universidades. Como dito ao longo das falas, passa também por cuidar de corpo, mente e espírito, em coletividade!

A diversidade de corpos e vozes foram catalisadores de experiências de aprendizado mútuo, baseadas no respeito, abrindo espaço para um diálogo interepistêmico sustentado na comunicação intermundos como aposta ética e política!

A parceria com o Grupo Auê marcou o compromisso com uma alimentação agroecológica sustentada, principalmente, por agricultoras rurais e pesquisadoras, afirmando a soberania alimentar como parte dessas lutas!

Como desdobramento, foi construída uma Carta-Manifesto com proposições e caminhos afirmados ao longo dos dias, que será compartilhada em breve!

Agradecemos a todas as pessoas que tornaram esse encontro possível! Vivas, vivas, somos Corisco!
⚡️Segundo dia do II Encontro Nacional Somos Corisc ⚡️Segundo dia do II Encontro Nacional Somos Corisco!

O dia foi marcado por escutas e partilhas profundas. Pela manhã, tivemos o painel “Tecnologias sociais e culturais para o bem viver: desafios de pesquisa com um olhar de dentro das comunidades tradicionais”, mediado por Janaína Melo (Unirio). Um encontro potente entre lideranças e pesquisadoras, que falaram a partir de suas vivências dissidentes e de seus territórios. Estiveram presentes a Profa. Dra. Joziléia Kaingang (UFSC), a Dra. Adriana Tolentino Sousa (Fundação Carlos Chagas), a Dra. Chirley Pankarará, liderança indígena Pankará e doutora em Antropologia pela USP, e a Profa. Lucilene Kalunga, liderança quilombola Kalunga (GO). Em confluência, reforçaram a centralidade das tecnologias sociais como práticas enraizadas nos territórios, nos modos de vida e nas formas próprias de produção e manutenção de conhecimentos tradicionais.

À tarde, o Fórum Ampliado dos Grupos de Pesquisa, mediado por Gil Amâncio (EBA/UFMG), reuniu representantes de dentro e fora da universidade. Tivemos a participação especial do artista Paulo Nazareth, Rainha Belinha e Makota Celinha, que trouxeram reflexões sobre a questão racial e a centralidade das tecnologias sociais na produção de conhecimento pelos povos afrodiaspóricos. Rainha Belinha nos lembrou que “as pessoas que entram na universidade precisam aprender a pedir licença” para realizar suas pesquisas em territórios sagrados e comunidades tradicionais e, mais do que pedir licença, também saber retornar o conhecimento para as comunidades.

Foi um momento de partilha de experiências, metodologias e formas de atuação nos territórios muito importante para todos os grupos presentes.

 🌀A programação segue com a reunião das Teias de Saberes: Terra, Fogo, Ar e Água, na Estação Ecológica da UFMG. Teremos apresentações de trabalhos, formulação coletiva de proposições, elaboração do documento-síntese e o esperado show de Johnny Herno e a Berimlata 🎶
🌿 Começou o II Encontro Nacional Somos Corisco: “C 🌿 Começou o II Encontro Nacional Somos Corisco: “Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga”!

Iniciamos nosso Encontro com um delicioso, nutritivo e tradicional café de boas-vindas cultivado pelo @aue.ufmg ! Entendemos a alimentação como parte essencial do nosso bem viver individual e, principalmente, coletivo, além de integrar a sociabilidade tradicional e acadêmica, como produtora de frutíferos conhecimentos e práticas intermundos.

Continuamos a nossa confluência epistêmica e cosmológica, com a ritualística conduzida pela colíder do Corisco, Capitã Pedrina, junto às mestras e mestres presentes como Cacica Anália, Pai Ricardo, Rainha Belinha e Eliel Benites, pedindo bênçãos e saudações àqueles presentes em espírito e em corpo.

Em seguida, tivemos a nossa primeira atividade, a Mesa de Abertura “Justiça epistêmica e comunicação intermundos para o bem comum”, com Elionice Conceição Sacramento e  Eliel Benites Kaiowa, sob mediação da Dra. Profa. Luciana de Oliveira,  colíder do Corisco, em que contam, compartilham e denunciam as lutas e as resistências em seus territórios, reforçando a necessidade mais que urgente de outros caminhos, outras formas de viver e se relacionar consigo e com os outros, em uma permanente e espiralada germinação de saberes e fazeres. 

Diante de um cenário de ameaças à vida, a universidade pública precisa se afirmar como espaço de escuta, acolhimento e articulação com os povos que sustentam outras formas de existência e conhecimento. Terreiros, aldeias, kilombos, rua, favela e movimentos sociais são lugares legítimos de produção e circulação de saberes. Como nos orienta e reelembra a Capitã Pedrina ao final da atividade: “Eles combinaram de nos matar e nós combinamos de viver”. 

Agradecemos a todes que colaboraram para realização do nosso encontro e que estiveram presentes presencialmente e virtualmente, pela transmissão ao vivo!

Esperamos todes pela manhã para a atividade Painel Tecnologias Sociais e Culturais Para o Bem Viver.

As inscrições para o Painel já estão encerradas, mas você ainda pode se inscrever para a atividade Fórum Ampliado Grupos de Pesquisa, que acontece amanhã (29/04) de 14h30 às 16h30!
O II Encontro Nacional Somos Corisco: “Curar a Ter O II Encontro Nacional Somos Corisco: “Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga” começa hoje!

📍 Auditório A102 – CAD2 (UFMG – Campus Pampulha)

🗒️ Confira a programação desta terça, 28/04:

17h – Credenciamento

18h – Café de boas-vindas ☕

19h20 – Ritualística

20h – Abertura com as colíderes do Corisco

🔴 Transmissão ao vivo no YouTube (link na bio e stories)

🌿 Entrada gratuita e aberta ao público.

🗾 Mapa detalhado e link da transmissão nos stories e no link da bio.
É AMANHÃ! 🍃 🌱 O II Encontro Nacional Somos Coris É AMANHÃ! 🍃 🌱 

O II Encontro Nacional Somos Corisco: “Curar a Terra e escutar os mundos que ela abriga” começa nesta terça-feira, 28 de abril. Reuniremos lideranças indígenas, quilombolas, integrantes da comunidade acadêmica e representantes de povos e comunidades tradicionais para discutir justiça epistêmica, sustentabilidade e estratégias coletivas de enfrentamento às crises socioambientais contemporâneas. Serão três dias de trocas e construção coletiva na UFMG - Campus Pampulha.

🗒️Confira nossa programação:

📅 TERÇA (28/04)

📍 Auditório A102 – CAD2

🎤 Abertura com as colíderes do Corisco

🔴 Transmissão ao vivo no YouTube (link nos stories e na bio)

📅 QUARTA (29/04)

📍 Manhã: Auditório Bicalho – FAFICH

🌱 Painel Tecnologias sociais e culturais para o Bem Viver

📍 Tarde: Bosque da Música

🍃 Piquenique e Fórum Ampliado Grupos de Pesquisa

📅 QUINTA (30/04)

📍 Estação Ecológica UFMG

 Organização dos GTs das Teias de Saberes 🌬️

Música com Johnny Herno e a Berimlata 🎶

Concentração das Teias e síntese coletiva 🗣️ 

 📝 Leitura do documento-síntese e Ritualística de encerramento

Para mais detalhes, confira o link na bio.

🌿 Evento será gratuito e aberto ao público.

🗾 Mapa detalhado e link da transmissão nos stories e no link da bio.
Quem tá em rede, não anda sozinha! 🕸️🕸️ . 🍃🍃 Em me Quem tá em rede, não anda sozinha! 🕸️🕸️
.
🍃🍃 Em meio a um caminho bastante exigente de planejamento e produção do nosso evento, eis que @ellenbarrosd , nossa querida corisca fundadora, nos brinda com uma relevante parceria. Ellen é analista sênior de comunicação no Instituto Guaicuy, trouxe-nos a possibilidade de seguir uma importante interlocução que iniciamos o ano passado e ampliá-la. Com isso, poderemos contar também as presenças do Cacique Danilo Borum-Kren @cacique.danilo.borumkren e de Dona Marli Borun-Kren, além de lideranças da região de Ouro Preto que seguem na luta por justiça pelo atingimento de suas comunidades e territórios e pelo risco de rompimento e obras na barragem da Vale, como Aliline de Oliveira Verissimo, Carlos Sergio Verissimo e Silvio Alves Pinheiro.
.
No ano em que o Corisco celebra 10 anos de existência e do nosso II Encontro Nacional Somos Corisco, nada melhor do que dar continuidade à caminhada iniciada na primeira edição, aprofundando alianças entre povos e comunidades tradicionais, pessoas pesquisadoras, coletivos e movimentos sociais engajados na luta por justiça epistêmica, ambiental e social. ✊🏽
.
Vem que tá bonito!!!
Nosso encontro já tem a programação completa, entã Nosso encontro já tem a programação completa, então se liga, anota na agenda, no post it, no bloco de notas, só anota rapidinho e não perde nada porque vai ser potente, vamos florescer em força, cuidado e construção.🌼💪🏾

Seguimos o fio ancestral iniciado no I Somos Corisco e novamente em todos os dias teremos o "credenciamento" nosso "café de boas vindas" e a  "Ritualística de abertura", reativando nosso plantio rumo a colheita.

Dia 28, primeiro dia de evento, nosso ponto de encontro é às 17h no auditório do CAD 2, e se preparem porque os dias seguintes serão repletos de muito plantio e partilha.

Dia 29 a gente se encontra às 8h30 no auditório Bicalho no prédio da Fafich.

De 12h30 às 14h  vamos almoçar, e é importante reforçar que a gente se atente ao horário pois cada tempo é precioso para o desenvolvimento da tarde potente que teremos.

Há, e esse ano tem 30 minutinhos de piquenique. 😋

O fórum ampliado se encerra às 18h30, e todo mundo vai descansar porque ao amanhecer retornamos dando guiança a nova gira.

E por falar em gira, no dia 30 a partir das 8h vamos ocupar a Estação Ecológica fazendo girar nesse território vivo de cuidado nossas confluências das "Teias dos Saberes", terra, fogo, ar e água. 🌎🔥💧🌬️

Cada fio é importante e constituinte de uma grande teia afro-indígena em conexão. Este encontro se firma como território vivo de escuta e partilha afirmando epistemologias que nascem do território, da tradição e da resistência.  Mais que um espaço acadêmico, é um chamado à construção coletiva de futuros possíveis, onde diversidade, cuidado e ancestralidade orientam o pensar e o agir de nossas experiências.

Vamos no coletivo e em movimento produzir conhecimento vivo para "curar a terra e escutar os mundos que ela abriga".

Sua presença é importante para nutrir esse território. 🌱  Venha, a gente se encontra!

#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG
Johnny Herno e a Berimlata estão confirmados no II Johnny Herno e a Berimlata estão confirmados no II Encontro Somos Corisco! 🌀

Johnny Herno, que vive na cidade de Santa Luzia (MG), onde trabalha no campo da música e da performance cênica, tendo entre seus principais trabalhos o instrumento batizado como berimlata, que integra sua poética sonora bem particular. 

Sua música exprime uma espécie de cosmogonia própria, de ressignificação dos objetos e da escuta de vozes não perceptíveis na realidade comum. Na atualidade pesquisa monocórdios e divulga o álbum TSURU em homenagem a Naná Vasconcelos.

Johnny fará uma apresentação musical na Teias de Saberes, que ocorrerá no dia 30/04 (quinta-feira), na Estação Ecológica da UFMG! 

‼️ As inscrições para essa atividade já estão encerradas, mas você ainda pode se inscrever para participar da Mesa de Abertura (28/4) e da atividade “Tecnologias Sociais para Sustentabilidade: desafios de pesquisa com um olhar de dentro das comunidades tradicionais” (29/4). 

Acesse o link em nossa bio e garanta a sua vaga! 🔗
#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG #presençaconfirmada
Paulo Nazareth trará sua presença-arte para o II E Paulo Nazareth trará sua presença-arte para o II Encontro Somos Corisco! ⚡️

Homem velho nascido em Nak Borun / Vale do Watu – Pindorama Central [BR], Abya Yala do Sul.

Paulo Nazareth / Paulo da Silva é artesão, coletor de feitiços e aprendiz de reza brava. Trecheiro, vive e trabalha por onde anda. É aluno deMestre Orlando dos Santos Ferreira (artista baiano fazedor de carrancas radicado em Belo Horizonte-MG ). Mandingueiro desde miúdo aprendeu a caminhar e fazer arte com as mãos ainda cedo; carrega muitos nomes, heterônimos, alcunhas e apelidos, Awa Jeguakaí Rendá, Awa Oguatua, Awa Jopará, Kachará, Bombom, Palmital, Cabeludo, James Brown, Jackson Five, Valderrama, Carlito, Bob, Rasta, Afro, Paulo, Mestre Paulo, Paulo Sérgio, Mohammad, Mohammad Nazareth, Nazareth de Jesus, Bin Laden, Osama, Al Qaeda, Talibã, Che, Ernesto Batista, Zé, José, João, Pedro, Pau Mulato, Bugre, Borun, Fi da Ana, Filho da Ana, entre outros tantos, sendo tudo isso seu trabalho. 

Suas exposições individuais entre tantas incluem Algebra, Punta de la Dogana, Veneza, Itália (2026);  Esconjuro, Inhotim, Brumadinho, Brasil (2024-2026);  Luzia, Museo Tamayo, Ciudad de Mexico, Mexico (2024-2025); Pedagogia, Faculdade de Educação - UFMG, Belo Horizonte,Brasil (2023-2024); Stroke, The Power Plant, Toronto, Canada (2022); Vuadora, Pivô, São Paulo, Brasil (2022); Melee, ICA Miami, Miami, EUA (2019); Faca Cega, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil (2018). 

Paulo estará com a gente no Fórum Ampliado Grupos de Pesquisa, que ocorrerá no dia 29/04 (quarta-feira), no Bosque da Música (UFMG)!

‼️ As inscrições ainda estão abertas para essa atividade e para a Mesa de Abertura! Acesse o link em nossa bio e garanta a sua presença! 

#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG #presençaconfirmada IIEncontroSomosCorisco
Gil Amâncio estará com a gente no II Encontro Somo Gil Amâncio estará com a gente no II Encontro Somos Corisco! ✊🏿

Gil Amâncio é artista, educador e pesquisador cuja trajetória articula arte negra, educação e práticas anticoloniais. Doutor Notório Saber em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG, Gil constrói um trabalho que integra música, teatro, dança e reflexão crítica sobre as relações étnico-raciais e as epistemologias plurais. 

Professor na Escola de Belas Artes da UFMG, com longa trajetória de ensino e passagens pela PUC Minas e pelo CEFART da Fundação Clóvis Salgado, também é fundador de coletivos como Black Horizonte, Cia Será Que e Coisa de Preto, nos quais articula arte negra e tecnologia. Atuou na gestão cultural como coordenador artístico do Plug Minas e foi curador do Festival de Arte Negra (FAN), consolidando-se como uma das principais referências na produção e difusão da cultura afro-diaspórica em Minas Gerais.  

‼️ As inscrições estão abertas! Acesse o link em nossa bio e garanta a sua vaga! 

#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG #presençaconfirmada IIEncontroSomosCorisco
O site oficial do Corisco está no ar! ⚡️ Agora vo O site oficial do Corisco está no ar! ⚡️

Agora você encontra em um só lugar a memória do Coletivo, atualizações dos Encontros e novidades do II Somos Corisco. Além do Instagram, você poderá acompanhar e ter acesso às informações do evento em nosso site! 

Acesse o link em nossa bio e clique na aba “Site”. 🔗

‼️As inscrições estão abertas! Não deixe para última hora e já garanta a sua (vagas limitadas)! 

#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG #IIEncontroSomosCorisco
Pai Ricardo estará com a gente no II Encontro Somo Pai Ricardo estará com a gente no II Encontro Somos Corisco! 🌀

Ricardo de Moura, mais conhecido como Pai Ricardo, é zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO) e dedica sua vida à preservação e transmissão dos saberes tradicionais de matriz afro-brasileira. Além disso, é Rei Congo da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário no bairro Concórdia, participa de iniciativas comunitárias e educacionais, integra grupos como o OriSamba e contribui com diálogos públicos sobre religiosidade, patrimônio cultural e direitos dos povos de axé. 

Recentemente, Pai Ricardo lançou o livro Da Macega à Makaia: tramas de relação do falar negro de terreiro, uma obra que aprofunda as relações entre linguagem, cultura e espiritualidade no contexto dos terreiros. 

‼️ As inscrições estão abertas! Acesse o link em nossa bio e garanta a sua vaga! 

#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG #presençaconfirmada IIEncontroSomosCorisco
Cacica Anália estará com a gente no II Encontro So Cacica Anália estará com a gente no II Encontro Somos Corisco! 🌿

 Cacica Anália Tuxá é uma importante liderança do povo Tuxá e uma voz ativa contra o racismo ambiental, defendendo a preservação do rio São Francisco e a relação sagrada dos povos indígenas com a água e a terra.  Liderou o processo de retomada de 6,5 mil hectares na área da Aldeia Setsor Bragagá, em Buritizeiro (MG), após o povo ter sido desaldeado e dispersado pela construção da Barragem de Itaparica na Bahia. 

Sob sua liderança, o povo Tuxá trabalha para manter seus costumes, tradições e "encantos" (rituais ancestrais), resistindo após mais de 70 anos vivendo o deslocamento forçado. Com trajetória marcada pela organização de base e pela incidência política, Cacica Anália atua na defesa dos territórios tradicionais, no fortalecimento das mulheres indígenas e na construção de estratégias coletivas de enfrentamento às violências históricas contra os povos originários.

‼️ As inscrições estão abertas! Acesse o link em nossa bio e garanta a sua vaga! 
#corisco #IISomosCorisco #evento #UFMG # #IIEncontroSomosCorisco
✨ 5 Motivos pra você não vacilar e colar no II SOM ✨ 5 Motivos pra você não vacilar e colar no II SOMOS CORISCO 🔥

10 ANOS de Corisco e não é pouca coisa. É história viva, é impacto real e você pode fazer parte disso.

Aqui tem conexão de verdade (daquelas que viram amizade pra vida) 🤝🏿 🫶🏿 , troca de saber que abre a mente e arte pulsando em cada atividade 🎶 🌈, tudo isso em três dias incríveis.

Muita energia, movimento, gente fazendo acontecer e você no meio disso tudo.

E ainda recebe certificado pra sair dizendo: eu tava lá. 😎

Não perde tempo, tem que garantir sua vaga fazendo inscrição através do link: https://www.even3.com.br/2-encontro-somos-corisco-697209/  📝

Isso não é só um evento, é movimento, é coletivo, é futuro sendo construído agora. 💥

💛 Então não dorme: cola com a gente no II Somos Corisco e faça parte, vem viver essa história com a gente.

#SomosCorisco #VemProCorisco #CulturaViva #UFMG

Fique por Dentro

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade

SIGA O NOSSO INSTAGRAM

@somoscorisco

SEGUIR

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Junte-se ao movimento por justiça epistêmica, antirracismo e valorização dos saberes tradicionais

NAVEGAÇÃO

INÍCIO
O CORISCO
LIDERANÇA E EQUIPE
PESQUISA E AÇÃO
MANIFESTO
EVENTOS
ACONTECE

REALIZAÇÃO:

Concepção, organização e curadoria

Luciana de Oliveira

Frederico Mendes de Carvalho


Diagramação e programação

DUALITY

© 2026 Somos Corisco. Todos os direitos reservados.